Conheça 5 jogos de smartphone para entreter as crianças no consultório

Ir até um consultório médico com uma criança pode ser desafiador. Por se tratar de um local que demanda silêncio, às vezes é difícil fazer com que elas entendam essa norma e acabam correndo, falando alto e – quando repreendidas – podem vir a chorar. 

Mas calma, isso é absolutamente normal. Afinal, as crianças possuem muita energia e se entendiam facilmente. 

É preciso encontrar formas de entretê-las e tornar a espera o mais agradável possível. Tanto para a criança, quanto para o responsável. 

Uma das soluções mais utilizadas pelos adultos a fim de distraí-las nos consultórios são os jogos de smartphone. Justamente por isso, separamos uma lista com opções educativas e seguras. Vamos lá? 

1. Minion Rush: A Despicable Me Game

Os tão famosos minions invadiram os jogos de smartphone e em Minion Rush a criança fica no controle de um dos pequenos bichinhos amarelos que corre sem parar coletando bananas e itens especiais, além de desviar de obstáculos que surgem no meio do caminho. 

A cada fase ultrapassada, o nível de dificuldade aumenta um pouco. Dessa forma, a sua criança não ficará entediada com facilidade e você poderá fazer até um longo procedimento, como um implante dentario

2. Endless Alphabet

Caso você prefira jogos educacionais, essa é uma das melhores opções! 

O Endless Alphabet conta com pequenos monstrinhos que ensinam seu filho a formar pequenas letras até chegar em palavras. 

Uma ótima maneira de alfabetizar a criança de forma lúdica e divertida. Além do mais, o estúdio produtor do jogo também possui outros jogos que auxiliam na aprendizagem. 

3. Médico Infantil: Dentista

Imagine que você está indo à uma clínica odontológica fazer um procedimento de aplicação de lente nos dentes e enquanto o seu filho aguarda, ele se torna um dentista mirim e realiza diversos procedimentos para auxiliar na saúde bucal dos animais?

Através deste jogo, isso é possível! 

Médico Infantil é uma série de jogos que simulam situações clínicas de diversas especialidades e permite que crianças a partir de 3 anos se divirtam e também aprendam a importância de ir ao médico.

A cada caso, interaja com a criança e, se possível, faça alguma ligação com o que está prestes a acontecer. 

Por exemplo, vamos supor que você irá ter uma consulta para o dentista fazer sua prótese sobre implante dentario

Durante o jogo, assimile o procedimento com o que ele está fazendo com aquele bichinho, dizendo que assim como ele está tratando a boca do filhote, o dentista irá fazer o mesmo com você. 

Dessa maneira, você pode aproveitar esse momento lúdico e explicar que não precisa ter medo de um consultório médico. Afinal, sabemos que existem muitas pessoas com fobia só de ver alguém com um jaleco. 

4. Roblox

Roblox é uma jogo de aventuras de diversos mundos que faz com que a criança fique totalmente imersa a cada conquista atingida.

Além de ser um jogo estimulante, ele também possibilita que o seu filho customize os personagens e avatares que serão controlados futuramente. 

Um ótimo fator de segurança é que mesmo havendo uma sala de chat, elas são moderadas e, caso o responsável prefira, é possível desativá-la para que as crianças não tenham acesso. 

5. Coloring Games: Coloring, Painting and Glow Draw

Como quinta e última dica temos este jogo que remete à uma das brincadeiras mais adoradas pelas crianças: a pintura. 

Coloring Games é uma solução perfeita para os pais que preferem jogos mais simples e que não consomem muitos dados móveis. 

Com diversos painéis e figuras pré-definidas, é possível utilizar diversos tipos de pincéis e cores. 

Além disso, sabemos que não há nada mais atrativo para a criança do que adesivos e glitter, não é mesmo?

A fim de atrair ainda mais a atenção estas opções também podem ser utilizadas pela criança durante a pintura! 

Considerações finais

Agora que já te apresentamos as principais opções para entreter as crianças durante uma consulta ou um procedimento como clareamento consultório, é preciso se atentar à alguns cuidados. 

Vale sempre ressaltarmos de que nenhum jogo substitui uma atividade física ou um exercício mental incentivado por seus responsáveis. 

Sabemos que muitas pessoas acabam cedendo aos jogos como uma forma de ter grandes momentos de silêncio. Contudo, essa prática pode acarretar em isolamento, doenças mentais e até mesmo interferir no vínculo com os outros amiguinhos. 

Quando não estiver em situações necessárias como a ida a um consultório ou durante uma longa viagem, procure oferecer outras brincadeiras e sempre mostre a importância de deixar o corpo ativo.

Pondere o tempo e a frequência que o seu filho fica com o dispositivo para a diversão não se torne um problema! 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts