Você já deve ter percebido como diversos influencers aproveitam dos vídeos curtos para entretenimento online, sendo mais um jeito de produzir algo. Esse modo de produção de conteúdo pode ser adaptado para diversos nichos, inclusive criadores de conteúdo gamers.
Então, é bem interessante que você entenda um pouco mais sobre esse material, principalmente se for streamer gamer. Pode ser um meio de alcançar mais pessoas e conquistar novos públicos.
Para ter uma ideia, segundo Wyzowl, 96% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para aprender sobre um produto ou serviço. Sem contar nos demais números a respeito da criação de vídeo.
Dessa forma, não restam dúvidas: os vídeos curtos para entretenimento como tendência realmente seguem com grande potencial. Muito além de TikTok ou Reesl, trata-se de um tipo de conteúdo que merece sua atenção.
Fique com a gente até o final e entenda tudo a respeito.
Vídeos curtos: o que são
Como o próprio nome já diz, são vídeos pequenos dos quais não possuem muito tempo de duração. De modo geral, podemos considerar como vídeo curto aqueles que possuem até 60 segundos de duração.
Só que, dependendo da plataforma, você pode precisar se encaixar em até menos tempo. Além do que, para a internet, segundo The Leap, podemos chamar de “vídeos otimizados” aqueles que estão entre 30-60 segundos.
Por causa do tempo limitado, costumam ser vídeos dinâmicos. Cortes, legendas e transições são alguns dos recursos necessários para produzir esse material.
A qualidade, visual e sonoridade dos vídeos também contam. Estamos falando de vídeos curtos e de alta reprodução, é importante produzir algo que não apenas chame a atenção do seu público mas que também o prenda.
Vídeos curtos: como fazer
O primeiro grande ponto para fazer um vídeo curto de qualidade, seja gamer ou de qualquer outro segmento é: criatividade. Você terá pouco tempo para abordar algo que deve interessar e chamar a atenção de quem visualiza.
Para dar conta dessa tarefa, precisa literalmente se virar nos 30. Então, deve ser criativo para conseguir aproveitar os recursos e criar uma comunicação bem redonda.
Além disso, você provavelmente precisa de:
- Bons equipamentos para boas filmagens
- Acompanhar referências para se inspirar
- Ter uma boa iluminação
- Planejamento de criação e postagem dos conteúdos
- Ser consistente e recorrente no que faz
As estatísticas do Wyzowl podem ser interessantes para você ter insights de que tipo de material criar. Ela revelou, por exemplo, que 96% das pessoas assistiram vídeos para aprender mais sobre algum produto ou serviço.
Baseado nesse alto número, que tal fazer um vídeo curto explicando sobre algum jogo? Mostrando de modo prático como jogar, com dicas de como passar de suas fases ou como melhorar nele.
Outro ponto que pode ser interessante talvez é explicar sobre algum campeonato de eSports. Quem sabe contar como funciona o CBLoL, LBFF ou o campeonato de Valorant.
Outro dado interessante apontado nele é de que 51% das pessoas preferem compartilhar vídeos para seus amigos. Então às vezes vale a pena fazer um vídeo engraçado que as pessoas vão se identificar e mandar para alguém que conhece.
Talvez alguma brincadeira relacionada ao seu duo ou squad de algum jogo online. Pode funcionar nesse sentido.
Esses são apenas exemplos rápidos do que rola de fazer e como se pode fazer nesse meio dos vídeos curtos. É muito importante se manter pesquisando e ficar atento às trends para acompanhar e seguir entregando materiais relevantes.
Vídeos curtos para entretenimento: além do TikTok
Por fim, vale falar sobre esse ponto. A gente sabe que quando falamos de vídeos curtos para entretenimento o primeiro nome que vem à cabeça para muitas pessoas é o TikTok.
De vez em quando os Reels do Instagram ou os Shorts do YouTube também podem marcar sua presença.
Só que vale dizer que há outras plataformas que também oferecem esse tipo de serviço com muita qualidade e praticidade para sua produção. Um grande exemplo é o VotTak App.
Com uma proposta similar ao TikTok, a plataforma também leva aos seus usuários muitos videozinhos nesse mesmo estilo que está em alta.
Por ser um aplicativo menor que o concorrente de maior peso, pode ser interessante criar conteúdos para lá também. Afinal, provavelmente terá menos concorrência de criadores que estão presentes, te dando chances de ter mais destaque.
O ideal é que você tenha uma conta tanto no gigante TikTok quanto no novo VotTak e também publique em Reels e Shorts. Assim você sente por onde se sai melhor. Além disso, é bacana porque conforme o novo aplicativo for crescendo, você também cresce junto.
Vale dizer que trata-se de uma plataforma prática, simples para se criar os vídeos e mais ainda para assistir. Bem intuitiva, você consegue consumir exatamente o que curte sem muito mistério ou dor de cabeça.
É então uma ótima opção de entretenimento também para quem gosta de assistir esse tipo de conteúdo. Uma categoria que faz bastante sucesso, por exemplo, é a de pets. Como sempre, quem é que não curte ver animaizinhos fofos na internet?
Enfim, esse foi apenas um exemplo para você compreender melhor todo o potencial dos vídeos curtos para entretenimento. Vale a pena se adentrar mais nesse meio, quem sabe você não cria um canal de cortes para esse tipo de plataforma?
Então, o que achou do conteúdo sobre vídeos curtos?
Compartilhe com aquela pessoa com quem você gosta de passar um tempo assistindo alguns TikToks ou alguns VotTaks. Aproveite que chegou até aqui e veja também nosso conteúdo sobre como divulgar live. Pode te ajudar a alcançar ainda mais pessoas.
Profissional de marketing que encontrou a melhor forma de trabalhar com a sua paixão: os games 🙂 Com perfil empreendedor busco aumentar o ecossistema no mundo do Esports. Ah e nas horas vagas acompanho streams e jogo muitos games.