7 segredos sobre comunidades x streamers

Ser streamer é difícil e você sabe disso. São muitas horas, quase todos os dias, de transmissão com objetivo de entreter e cativar um público que muitas você não conhece ou eles mesmo não o conhecem ainda.

Mas para essa audiência se tornar algo sólido, não só em números mas também em crescimento, é necessário ainda mais trabalho que não depende apenas das habilidades nos jogos, mas sim da relação com esses fãs.

Aumentar o número de seguidores e a comunidade de um canal do Twitch é uma das coisas mais difíceis de fazer na criação de conteúdo. Com milhares canais ao vivo para escolher a qualquer momento. Se destacar é o maior desafio.

Junto com a habilidade de streaming; gerenciamento de comunidade, marketing e conhecimento de negócios são habilidades cruciais para o sucesso de uma stream na Twitch, ou outra plataforma.

Você já terminou os primeiros passos ao realizar as lives e agora está se perguntando como vai chegar ao próximo nível. Este texto visa guiar a construção de uma comunidade para aumentar o número de fãs.

O que você traz de diferente de todo mundo? Em que você é apaixonado e animado que é diferente do resto do mundo?

Como ser um Twitch Streamer de sucesso

Pense nisso como seu próprio programa de TV — você é o Faustão (oloko meu, brincadeira) — o que você traz para seus espectadores que eles não conseguem em nenhum outro lugar? Acostume-se a falar sozinho. Muito.

Não é um fracasso se você tem apenas duas pessoas, sua mãe e seu irmão assistindo você, é uma tarefa lenta. Mas, no final das contas, se você se esforçar, aprender com seus erros, melhorar a qualidade de seu stream, transmitir habilidades e jogabilidade, for paciente, então seu sucesso virá.

Planejamento

Todos sabemos que a vida nem sempre está alinhada aos hobbies e aos projetos pessoais, mas manter-se organizado e planejando com antecedência resolve a maioria dos problemas futuros.

O público do Twitch não é casual como no YouTube. Além disso, quanto mais você faz o stream, mais chances as pessoas vão encontrar você, mas você precisa ter um cronograma.Use seu calendário ou uma ferramenta como o Trello para organizar sua programação, jogos e ideias de títulos em potencial. 

Realizar eventos especiais é uma maneira inteligente de aumentar a audiência e o envolvimento, por exemplo, streams de aniversários, streams de 24 horas, etc. Planeje e promova esses eventos para proporcionar picos de acesso que impulsionam seu canal.

Consistência

Ser consistente é o fator mais importante em qualquer rede social e ter um plano concreto é crucial para organizá-lo.

Imagine se seu programa de TV favorito não passasse às 20h toda terça-feira e simplesmente aparecesse aleatoriamente sem uma programação definida, já teriam perdido um fã.

Se alguém pular em sua stream, pensar “ah, nossa, gostei daqui, vou assistir amanhã à noite”, então ela compartilha com um amigo para assistir amanhã … e então você não faz stream. Que pena, perdeu um espectador.

Fazer um cronograma e cumpri-lo é o fator mais importante para se tornar um streamer de sucesso e construir uma comunidade.

Os jogos que você joga

Uma consideração importante quando se trata de desenvolver uma comunidade e aumentar seu número de seguidores, é como você se destaca das milhares de pessoas que jogam League of Legends ou FIFA, por exemplo?

Um bom ponto de partida é começar com um jogo semi-popular. Por exemplo, você deseja transmitir MOBAs? Em vez de abrir caminho através de LoL ou DOTA2, por que não transmitir jogos menos populares como Heroes of the Storm ou Smite?

Muitos streamers começam a testar vários jogos diferentes, tentando descobrir o que é melhor para eles. Esta é uma boa ideia no início quando você está tentando descobrir que tipo de streamer você é, mas eventualmente, você precisará decidir sobre um único jogo ou gênero. 

Não se preocupe; seja feliz

Este é, infelizmente, um fator importante se você está desenvolvendo sua stream, a felicidade. Não estou dizendo que você precisa sorrir de orelha a orelha a cada momento em que estiver ao vivo, mas ninguém quer assistir alguém se ela claramente não está se divertindo.

Uma maneira comum de se sentir para baixo enquanto você está ao vivo é olhar para sua contagem de espectadores e ver que você tem apenas 3 pessoas assistindo você. Apenas não olhe para sua contagem de visualizadores.

Se você acha que ver sua contagem de espectadores o inspira a fazer mais, ser melhor ou aprender com o que está funcionando – continue assim! Mas esteja consciente para entender o que funciona melhor para você. 

Interaja com o seu público

Vemos com muita frequência, um streamer conversando jogando seu jogo, então alguém entra no chat para fazer uma pergunta … eles são ignorados porque o streamer não está olhando para o chat.

Interação é o principal argumento de venda da Twitch, que o difere do YouTube do mundo. As pessoas querem conversar com você enquanto você joga, e você deve fazer disso uma parte central da sua transmissão ao vivo … caso contrário, os vídeos em destaque no YouTube podem ser mais adequados para você.

Networking

Faça parte da comunidade, passe um tempo nas streams de outras pessoas, não envie spam para eles sobre o sua stream, apenas seja um membro valioso da comunidade deles e você nunca sabe, outros podem vir para ver o que você tem a dizer, ou você pode ser hospedado pelo próprio streamer.

Crie sua própria comunidade

Considerando todos os pontos anteriormente citados, está na hora de desenvolver sua comunidade. Em linhas gerais busque opções fora das plataformas de streaming que te dão independência, pois sabemos que decisões arbitrárias e falta de acesso a informações são comuns nessas redes.

Ao planejar uma comunidade busque indicadores que movimentam esse grupo de pessoas positivamente, Podemos citar 3 indicadores essenciais para medir o sucesso desse trabalho:

  1. Engajamento: desenvolva mecânicas que estimulem a interação com o público entre si e com você criador de conteúdo. Uma forma inteligente de incentivar esse indicador é utilizar recursos de gamificação, como ranking, missões, e moedas virtuais.
  2. Crescimento: é bastante óbvio que medir o crescimento é necessário, mas não apenas o número de pessoas assistindo suas lives, mas o número de cadastros que você possui acesso e que estão ativos na comunidade. Não adianta ter uma legião de fãs em uma rede que não permite você entrar em contato com eles diretamente.
  3. Monetização: transmitir todos os dias é uma trabalho em tempo integral e você precisa ser recompensado pelo seu sucesso. Atualmente, não é necessário ter milhões de fãs para conseguir gerar receita, o mais importante é ter um mínimo de fãs verdadeiros que apoiam seu trabalho e lógico recompensar eles com experiências exclusivas.

A plataforma perfeita

Existem algumas ferramentas de comunidades e fan engagement no mercado, porém poucas foram desenvolvidas com um vínculo tão forte com o universo gamer como a Skillcore (https://skillcore.io).

Os passos para iniciar seu ambiente próprio lá são bastante simples, inclusive este ambiente pode se transformar em seu site oficial para compartilhar ou ser encontrado em buscas no Google. Com apenas alguns passos você já consegue customizar seu site:

  1. Faça o cadastro da sua comunidade -> https://skillcore.io/signup
  2. Crie sua moeda virtual
  3. Adicione itens e experiência em sua loja
  4. Promova missões para conhecer melhor seus fãs e aumentar a interação com eles
  5. Configure seus planos de assinaturas e pacotes de créditos
  6. Conecte sua Twitch e/ou Youtube para ter uma página de live personalizada
  7. Convide seus seguidores e faça postagens com conteúdos exclusivos.

Realizando estes 7 passos você criou um ambiente independente para convidar seus fãs a ficarem ainda mais próximos do seu ídolo, você streamer.

Comece agora.

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