[Lista] Melhores jogos de estratégia para jogar em 2021. Em qualquer plataforma!

Você é o tipo de pessoa que gosta de gerenciar recursos e pensar cada movimento antes de fazê-lo? Gosta de pensar em qual habilidade é mais importante no momento, ou qual ação seria mais benéfico para a sua equipe, ou qual estratégia seria melhor para confundir e derrotar o seu oponente. Então esta lista é para você!

É claro que os jogos de estratégia não são de hoje. Eles começaram lá atrás e se popularizaram com jogos fantásticos como Age of Empires, Warcraft, Civilization, entre outros títulos. No entanto, tem vários jogos de estratégia novos que saem todos os anos e para todas as plataformas, seja PC, consoles ou até mobile.

Como às vezes é difícil escolher qual é o melhor jogo para baixar (e vamos e convenhamos, o jogo tem que ser divertido para valer o seu tempo e dinheiro), resolvemos separar alguns jogos de estratégia muito bons que você pode começar a jogar agora mesmo. Há jogos para mobile, PC, browser de internet, single player, multiplayer, online, offline, clássicos e inéditos…

Confira a nossa pequena lista:

FootballTeam

Football Team (Foto: Divulgação)

E você achou que jogo de estratégia só tinha a ver com batalhas e comando de exércitos? Pois saiba que jogos de gerenciamento de times são sim bastante estratégicos. E o FootballTeam é o melhor exemplo de um jogo de estratégia que sai do padrão.

Esse jogo é a continuação de um clássico polonês em que você assume o papel de um jogador que deve jogar, treinar e tentar de destacar no mundo da bola. Já no começo você deve decidir a posição em que vai jogar e, a partir daí, utilizar os seus recursos (dinheiro, energia, bolas de ouro, entre outros) de forma inteligente para evoluir o seu personagem de acordo com as habilidades necessárias para a sua posição.

Football Team (Foto: Divulgação)

Mas se você é um estrategista hardcore, você também pode ser o treinador de um time ou até mesmo criar o seu próprio para controlar absolutamente tudo. É claro que você precisa chegar a um determinado nível para isso, mas, afinal, no mundo real você não simplesmente começa um time, o caminho é árduo!

Além do mais, não existem bots no game, ou seja, todos os jogadores e treinadores com os quais você interage são pessoas reais, outros jogadores iguais a você. Então a estratégia não se limita às suas capacidades de pensar na melhor forma de derrotar o oponente, mas também de como interagir com os outros jogadores e cooperar com eles ou vencê-los.

Football Team (Foto: Divulgação)

O FootballTeam está disponível tanto para navegadores de internet quanto para mobile, ou seja, você pode jogar de qualquer lugar. E o melhor: é de graça!

Para jogar, basta entrar no site por aqui.

Tribal Wars

Tribal Wars (Foto: Tribal Wars Wiki BR/Reprodução)

Estamos em 2021, mas nada impede de trazermos jogos clássicos para a lista. Seguindo na linha de jogos que podem ser jogados no navegador e no celular e têm um grande aspecto multiplayer, o Tribal Wars é um jogo que não poderia ficar de fora dessa lista.

Em Tribal Wars, você é o governante de uma vila que começa bem pequena e com poucos habitantes. O seu objetivo é ampliar a sua vila e, para isso, você deve construir prédios, conseguir recursos naturais, treinar tropas e reforçar suas muralhas. Isso porque você não está sozinho no continente. Outros jogadores também estão crescendo ao seu lado.

A estratégia entra principalmente aí: como você vai lidar com os seus vizinhos. Você pode estabelecer relações comerciais com outros jogadores para vender e comprar recursos ou até formar uma tribo (vide o nome do jogo), em que você e mais um grupo de jogadores se juntam em uma aliança para ter mais força tanto econômica quanto militar. Outras tribos também serão formadas pelo continente e você deve estar preparado, seja para formar alianças, seja para enfrentar inimigos.

Age of Empires IV

Age of Empires IV (Foto: Captura de tela/Reprodução)

É claro que não podemos falar de jogos de estratégia que você pode jogar em 2021 sem falar da volta de um dos maiores clássicos do gênero. Apesar de não ter uma data de lançamento definida, é bem provável que esta nova entrada da franquia chegue ainda neste ano, então vale ficar de olho.

Para os fãs de estratégia, a série Age of Empires não precisa nem de apresentação. Nesse jogo de estratégia em tempo real, você controla o exército de um grande império da História humana e deve usar suas tropas da melhor forma possível para derrotar os seus inimigos em batalhas épicas. O quarto game da franquia promete trazer ainda mais inovações para o gênero.

Mas, enquanto o novo jogo não tem a data de lançamento anunciada, você já pode se aventurar nas versões anteriores. Desde 2017, a Microsoft vem lançando as Definitive Editions dos jogos clássicos, trazendo novos gráficos, novas interfaces de usuário e mecânicas melhoradas. É um bom aquecimento para a nova entrada deste ano.

Starcraft II

Starcraft II (Foto: Divulgação/Blizzard)

Mais um clássico para a lista, principalmente para os hardcores! Não dá para falar de Age of Empires sem ao menos citar este outro gigante dos jogos de estratégia em tempo real. Isso porque Starcraft II não foi só importante para o gênero, como também para todo o cenário atual de e-sports mundial. A popularidade desse jogo, principalmente na Coreia do Sul, foi o que tornou o sonho de se viver de games uma realidade para milhares de jogadores.

Em Starcraft II, você controla uma das várias raças existentes (terranos, Zergs, Protoss, entre outros) e deve construir suas bases e equipamentos, coletar recursos, recrutar tropas e destruir o inimigo mais rápido do que ele. Cada raça terá um estilo de jogo diferente, o que abre as portas para os mais variados tipos de estrategistas.

O jogo também conta com uma campanha single player, que não só traz missões desafiadoras como também uma história muito interessante e bem contada. A comunidade de Starcraft II já é bem estabelecida e o jogo pode ser desafiador no começo (você vai perder bastante), mas a evolução, a competição, a história e a gameplay são uma sequência digna de um jogo que revolucionou o gênero quando saiu em 1998 e continua encantando jogadores até hoje.

Civilization VI

Civilization VI (Foto: Reprodução)

Um dos primeiros jogos do gênero, Civilization só foi melhorando ao longo dos anos. A sétima entrada da franquia segue as mecânicas dos jogos clássicos e ainda traz novidades para a gameplay, como a expansão dinâmica das cidades pelo mapa e o desbloqueio de novos potenciais a partir de pesquisas ativas sobre tecnologias e culturas no mundo.

A premissa do jogo é que você construa uma grande civilização desde a Idade da Pedra até a Era Contemporânea, criando prédios e distritos com funções específicas nas suas cidades, expandindo os seus territórios, interagindo com outras civilizações, seja por meio de diplomacia, seja por meio de conflitos e guerra, até você conseguir ser a principal civilização do mundo.

Menções honrosas

Aqui vamos citar alguns jogos que poderiam ter entrado na lista, mas, para algumas pessoas, podem não se encaixar no conceito clássico de jogo de estratégia ou que são mais acessíveis por estarem em outras plataformas, principalmente mobile.

Plague Inc.: Evolved

Plague Inc.: Evolved (Foto: Divulgação/Ndemic Creations)

Talvez seja meio irônico esse jogo estar nessa lista considerando a crise sanitária mundial, mas Plague Inc.: Evolved é um excelente jogo de estratégia. Nele, você assume o papel de uma infecção, seja uma bactéria, um vírus, um fungo ou até mesmo infecções da ficção científica, como vírus zumbi. O seu objetivo é evoluir a sua doença para dizimar a humanidade. A estratégia entra nos tipos de evoluções que você pode fazer, desde sintomas e métodos de transmissão até formas de combater o desenvolvimento de uma cura. Você deve saber manejar os seus recursos (principalmente pontos de DNA) para garantir a sua vitória sobre o mundo inteiro.

Clash of Clans

Clash of Clans (Foto: Divulgação/Supercell)

A premissa é parecida com outros títulos do gênero, em que você governa uma vila e deve levantar construções, treinar tropas e tanto atacar inimigos quanto se proteger de invasões de outros jogadores. Você também pode fazer parte de clãs e fazer alianças para negociar mais proteção e recursos, além de poder entrar em verdadeiras guerras contra outros clãs para roubar ouro e recursos e garantir a expansão da sua vila.

World of Tanks

World of Tanks (Foto: Divulgação/World of Tanks)

Pode não parecer, mas World of Tanks também pode ser sim considerado um jogo de estratégia, mesmo tendo muito mais ação. A estratégia entra não só na escolha do melhor tanque para batalhar nos diferentes terrenos e mapas do jogo, como também na comunicação com o seu time para definir as melhores táticas, os melhores posicionamentos e as melhores composições de tanques para garantir a vitória sobre a equipe inimiga.

Curtiu a nossa lista de melhores jogos de estratégia para jogar em 2021?

Os jogos dessa lista são boas pedidas para você que é fã de jogos de estratégia. É claro que alguns não são exatamente os mais novos, mas com certeza são os melhores. E, para não deixar de trazer novidades, o Age of Empires IV está batendo à porta e mal podemos esperar para jogar e saber mais sobre a nova entrada da franquia.

Faltou algum jogo de estratégia que você acha que deveria estar entre os que a gente citou? Não deixe de comentar no nosso blog a sua lista de melhores jogos de estratégia!

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts