O que significa Game Over: de onde surgiu, o que expressa?

Quer entender o que significa Game Over, de onde surgiu e qual a intenção de fato da mensagem clássica de games? Então fique com a gente o fim do conteúdo que você vai entender tudo sobre a expressão.

Game Over é algo tão conhecido e disseminado que já caiu no linguajar popular como uma gíria para além de games. Seja em filmes, músicas, conversas… existem variados conceitos em que a expressão é aplicada.

Sendo assim, pode surgir a curiosidade: o que significa game over de fato e de onde ele veio? Com isso em mente, fizemos esse conteúdo completo no qual explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Fique com a gente até o final e tire suas dúvidas rapidamente.

Leia Também: O que é nerfar: definição, exemplos e mais

O que significa Game Over

Fim de jogo ou o jogo acabou. Literalmente, é isso o que significa Game Over. Expressão de origem inglesa composta por duas palavras: game (jogo) e over (acabou).

Normalmente a tradução fica como fim de jogo por questões gramaticais. Para ser “o jogo acabou” deveria se escrever a frase completa “the game is over”.

Em linhas gerais, é a mensagem que surge quando você está em uma partida e acaba com suas tentativas de passar de determinada fase ou de vencer o jogo. 

Quando isso acontece, geralmente quer dizer que não há mais possibilidades para você continuar e que deve recomeçar. Marcando tanto o fim quanto o início de uma nova tentativa.

Em resumo, essa é a resposta objetiva sobre o que significa Game Over.

Origem de Game Over

Surgiu a partir dos jogos, mas nos de Arcade. A primeira vez que a mensagem Game Over apareceu era em jogos de pinball ou fliperama e logo em seguida surgia com frases como “play again?”, “insert coin”, “continue?”.

Se popularizou tanto e virou um clássico que foi transferida também para o universo dos jogos digitais e, depois, ainda ultrapassou esse contexto. Tomando novas formas e aplicabilidades em diferentes situações.

Agora que você já sabe sobre o que significa Game Over e sua origem, vamos ter um momento de interpretação da expressão.

Leia Também: O que é PvE? Entenda a sigla e o que significa

Game Over: desmotivador ou acolhedor?

Há duas formas de interpretar o Game Over. Como falha ou apenas como indicativo de que algo terminou, mas que você pode começar novamente. 

O exemplo seguinte, de Undertale que é um dos melhores jogos indie, demonstra essa forma mais acolhedora da expressão:

Fonte/Reprodução: Pinterest

Ok, e qual o sentido certo? Tudo depende do contexto. Quem é gamer e já passou por fases infernais que não conseguia passar de jeito sabe o sentimento de frustração e raiva que vem junto com a tela do game over.

Nesses casos, pode ser que você acabe recebendo como uma mensagem de falha e de falta de habilidade. Assim, ganha uma conotação negativa.

Só que, em outros como os dois exemplos que usamos acima, pode servir como um incentivo e motivacional. Te fazendo não sentir raiva, mas sim que deve seguir e começar sua nova fase.

Além disso, agora em um linguajar mais popular, existem situações em que a expressão ganha essa ambiguidade. Quando um casal irá casar é possível que as pessoas usem esse lado de “Game Over” para indicar o término da fase de solteiro e início da de casado.

É possível também aparecer como uma mensagem para a pessoa desistir. Ao estilo de “ei, já deu, é game over”. Enfim, há diversos sentidos possíveis da expressão e sua interpretação precisa de uma contextualização.

Já deu para ver o que significa Game Over e como trata-se de algo com variadas formas de uso, certo? Assim, é bacana de conhecer.

Entendeu o que significa Game Over?

Se você tem curiosidade por termos gamers, confira alguns conteúdos de dicionário que temos aqui:

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts