6 Jogos de tabuleiro africanos. Conheça mais das culturas pelo lazer.

Quer conhecer alguns jogos de tabuleiro africanos tradicionais para entender mais sobre a cultura? Reunimos aqui 6 jogos diferentes do continente que vão te ajudar a adentrar um pouco mais no lazer de algumas regiões da África.

Os jogos são meios de diversão e entretenimento que falam muito sobre a cultura e narrativas presentes em determinado local. Principalmente quando nos referimos ao que são jogos de tabuleiro.

Nesses casos podemos estar falando inclusive de jogos bem antigos e tradicionais, que servem até mesmo como registro histórico da região. Então é algo bastante rico e interessante de se conhecer mais.

Portanto, visando destacar um pouco mais sobre os famosos jogos de tabuleiro africanos, trazemos essa lista aqui hoje. Por meio dela é possível que você amplie suas perspectivas e, se quiser, pode até comprar pelos links da Amazon que deixaremos para ver na prática.

Os 6 jogos de tabuleiro africanos que reunimos são:

  • Mancala
  • Morabaraba
  • Senet
  • Zamma Dahmer
  • Butterfly
  • Tsolo Yematatu

Nomes bem diferentes, certo? Só que você vai se surpreender quando ver que alguns são até mesmo base de jogos muito populares nossos.

Enfim, vamos jogar!

Jogos de tabuleiro africanos

1- Mancala

O primeiro da lista é o Mancala, um jogo de mais de 2000 anos que é de berço africano, mas que se disseminou por várias culturas também. Ele vem de uma família de jogos chamada jogos de semeadura e ficou popularmente conhecido como Mancala.

Basicamente trata-se de um dos jogos de tabuleiro africanos que é voltado para dois participantes. Nele temos um tabuleiro com 14 cavidades, sendo duas nas extremidades e as outras 12 espaçadas como 6 para cada lado.

Há uma entrega de 36 “sementes” para ambos participantes e o objetivo é acabar com todas as suas e ter o maior número de sementes no seu reservatório. Para isso, os jogadores colocam as peças no tabuleiro e devem tentar capturar uma do outro.

Vale dizer que essa é apenas uma das formas de jogar Mancala. Por ser um jogo tão antigo e que passou por diversas culturas, é possível encontrar algumas variações. No vídeo abaixo do canal Celula UFC você visualiza como funciona nesse modo que falamos:


É um ótimo jogo de raciocínio lógico e indicado para se jogar com crianças acima de 5 anos. Adultos também se divertem com ele! Para adquirir o seu, basta ir no link abaixo:

2- Morabaraba

Esse é um dos jogos de tabuleiros africanos que é bem tradicional na África do Sul. Ele é muito jogado também em Gana e na Somália, apesar de às vezes apresentar nomes diferentes.

O jogo consiste em um tabuleiro que conta com três quadrados, com um maior, outro mediano e um menor. Eles são colocados um dentro do outro e há 24 círculos dispostos em cima das linhas dos quadrados.

Há ainda uma ligação entre cada círculo que é feita também por uma linha. Para ilustrar, veja a imagem do tabuleiro abaixo:

Fonte/Reprodução: IgGameCenter

É também para dois jogadores. Cada um tem 12 peças, que são chamadas de vacas. O objetivo é matar 10 vacas do adversário ou impossibilitá-lo de fazer qualquer movimento mais.

Para atacar o adversário ou o impedir de te atacar você deve fazer um moinho, que é como uma trinca com três vacas sequenciais, uma ao lado da outra. Apenas assim você pode retirar a peça do seu adversário.

3- Senet

Agora vamos falar desse que é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo. É um jogo do Egito Antigo e foi encontrado até mesmo na tumba de Tutankamon, segundo Ludopedia.

Sendo assim, data-se de 3500 aC. Portanto, estamos falando de um jogo milenar que perdura até os dias de hoje.

Não há registro escrito de suas regras originais, apenas palpites de historiadores. De modo geral, podemos dizer que sua movimentação é similar a do Gamão, onde você deve mover suas peças para retirar do tabuleiro.

Para comprar o seu tabuleiro deste jogo milenar, basta ir no link abaixo:

4- Zamma Dhamet

É um jogo tradicional de estratégia do norte da África. Sua lógica é similar a do jogo de dama, há uma leve diferença entre os tabuleiros.

Trata-se de um quadrado com linhas que o cortam horizontal, diagonal e verticalmente. Como na foto abaixo:

Fonte/Reprodução: Elegbaraguine

Há a entrega de peças brancas e pretas, a ideia é capturar as peças do adversário. Para entender como jogar, basta ver o vídeo abaixo:

5- Butterfly

Mais um dos jogos de tabuleiro africanos que é parecido com damas. Butterfly, ou borboleta, tem como diferença o formato do tabuleiro e quantidade de peças, mas é a mesma lógica.

Composto por dois triângulos que são conectados a partir de um ponto comum entre ambos. São distribuídas nove peças para cada participante, sendo também um jogo para dois.

Butterfly tem a origem no Zimbábue, mas há um jogo similar a ele em Marrocos também. Veja uma partida no vídeo abaixo:

Leia Também: [Lista] 11 Melhores jogos de tabuleiro.

6- Tsoro Yematatu

Para fechar nossa lista de jogos de tabuleiro africanos temos o Tsoro Yematatu. É mais um jogo do Zimbábue que conta com um tabuleiro em triângulo. Tsoro tem um triângulo de dois lados iguais com espaços para colocarem peças.

O objetivo é formar uma linha com três peças suas. Para dificultar e levar ao raciocínio estratégico, você e seu oponente podem um atacar a peça do outro. No vídeo abaixo você visualiza melhor como funciona:

Gostou da lista de jogos de tabuleiro africanos?

Então agora veja quais são os 8 melhores jogos de tabuleiro para família. Conheça alternativas boas para todas as idades e bolsos, descobrindo então qual será sua próxima diversão.

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts