Como ganhar dinheiro sendo streamer. Além dos subs e donates

Reunimos nesse post as melhores dicas de como ganhar dinheiro sendo streamer. As principais alternativas para você se estruturar e colocar em prática. São 6 ideias e ainda uma super dica extra para você.

O mercado de streaming ganhou ainda mais relevância com o isolamento social. No que diz respeito ao nicho dos gamers, há relatos de gente que aumentou em 100% sua audiência.

Então temos um cenário bastante promissor para quem quer começar a viver de lives. A única questão para isso diz respeito ao retorno financeiro que a gente busca. 

Afinal, produzir conteúdo é algo que demanda tempo e dedicação, nada mais justo do que você receber pelo trabalho que está fazendo. A boa notícia é que, com o crescimento desse nicho, as chances de dar conta de como ganhar dinheiro sendo streamer aumentam.

Basta você pensar agir de forma estratégica. Independente do número de seguidores, se você tiver uma base de fãs sólida e que valoriza o seu trabalho, muito provavelmente terá retribuições.

Para ampliar a sua visão e te ajudar a pensar melhor em como ganhar dinheiro sendo streamer, temos as seguintes ideias aqui:

  • Recursos da plataforma
  • Pacotes exclusivos
  • Links afiliados
  • Patrocínios com marcas
  • Merchan
  • Dar cursos
  • [Extra] Se profissionalize

Se interessou? Então continua lendo e se prepare, depois desse post terá vários caminhos de como ganhar dinheiro sendo streamer. Daí é só decidir qual vai seguir e traçar suas ações para chegar nele 😉

Leia Também: Curso para ser streamer profissional – viva de jogos agora

Dicas de como ganhar dinheiro sendo streamer

1- Recursos da plataforma

A primeira dica de como ganhar dinheiro sendo streamer é a mais básica, mas que é sempre válida de ressaltar. Atualmente, as plataformas de streaming possuem diversos programas e recursos para gerar retorno pro produtor de conteúdo.

Isso é uma forma que elas encontram para incentivar vocês a continuarem com os canais. Afinal, não tem como elas crescerem se vocês não estiverem lá, certo?

Então é sempre interessante que você estude as bonificações existentes em cada uma. Desse jeito você fica por dentro de como ganhar dinheiro sendo streamer nela, além de entender como resgatar seu dinheiro.

Abaixo deixaremos as principais formas que a Twitch oferece para seus afiliados:

  • Donate: é possível que seus viewers te façam doações. Lembre de sempre agradecer muito por qualquer dinheiro que entrar, além de se possível beneficiar a pessoa de alguma forma.
  • Bits: pacotes de emotes que seus viewers pagam para adquirir e te enviar. você ganha uma parcela com os bits.
  • AD: são os anúncios que você consegue rodar durante sua live, te gerando renda.
  • Subs: são os assinantes do seu canal, você ganha um dinheiro com cada inscrição.

Cada plataforma tem a sua, mas esses benefícios são os que comumente aparecem. 

Leia Também: [Passo a Passo] Aprenda como colocar donate na Twitch

2- Pacotes exclusivos

Agora vamos entrar em dicas de como ganhar dinheiro sendo streamer que vão além dessas maneiras gerais. A ideia de pacotes exclusivos é bem interessante para quem procura outros caminhos.

Para isso, basta você vender conteúdos exclusivos para as pessoas que pagarem uma taxa a mais ou talvez uma mensalidade

Você pode por exemplo produzir alguns vídeos a mais para quem comprar o pacote. Outra opção é fazer lives mais restritas para que você possa interagir melhor com essas pessoas que realmente curtem o que você faz.

Essas lives podem ter a lógica de uma call em grupos menores. Sugestões de onde você pode fazer são:

Logicamente, para oferecer essas opções seu canal precisa estar com uma certa estrutura. Você já deve ter um diferencial claro no conteúdo que cria, para então oferecer ele como benefício exclusivo.

Por fim, você também precisará ter uma base de fãs já consolidada e engajada. Veja bem, para lançar o combo não basta focar apenas na quantidade de viewers e seguidores, mas também na qualidade. 

No seu público há pessoas que são fiéis ao canal e que valorizam seu conteúdo? Se sim, possivelmente alguma delas teriam interesse em contribuir com um a mais para receber algo mais restrito.

Leia Também: O que é Discord? Veja a solução que ajuda gamers e empresas

3- Links afiliados

Deixar links de afiliados também é uma boa maneira de como ganhar dinheiro sendo streamer. Para isso, é legal que você inclua na sua live de forma natural certos produtos que podem ser do interesse de seu público.

Ficou confuso? Então se liga nesse exemplo, acho que será mais claro:

  • Você entra como afiliado da Amazon. Ou seja, se alguém comprar um produto que você indicar usando o seu link, você terá direito a uma comissão.
  • Daí pode pesquisar algum produto que talvez sua audiência tenha interesse. Um jogo específico, um celular ou um mouse quem sabe?
  • Quando falar do produto durante a live, diz que deixará o link para quem quiser comprar no chat. Aí você envia e deixa pinado, para qualquer um que entrar visualizar.
  • Outra opção é você deixar na descrição do seu canal produtos que você recomenda. Aí colocar esses links de Afiliados

É interessante ser transparente quanto receber uma comissão. Isso pode servir de incentivo para aquelas pessoas que gostam do seu canal comprarem pelo seu link, como forma de te apoiar.

Deixar isso como segredo pode passar a impressão de que está enganando seu público, vendendo algo para ganhar por fora. Portanto seja claro, não precisa esconder o comissionamento 😉

Além da Amazon, existem outras plataformas de Afiliação como:

Nessas outras plataformas você pode vender cursos, produtos, produtos digitais, etc.

Leia Também: [GUIA] Dicas de ouro de como crescer na Twitch. Saia do básico

4- Patrocínios com marcas

Essa é uma ideia de como ganhar dinheiro sendo streamer que é mais possível de rolar quando você já tem uma audiência considerável.

Buscar patrocínios com marcas é um meio de gerar uma renda com as lives. É importante que você tenha uma métrica boa sobre quantas pessoas te assistem.

Dessa forma é mais fácil de tangibilizar para os patrocinadores potenciais a quantidade e perfil que eles irão atingir.

Se você não tem números muito altos de seguidores ainda, mas tem credibilidade e influência bastante quem te assiste, isso também é um argumento. Você pode falar que muito provavelmente sua divulgação terá mais chances de gerar conversão.

Quando tiver com todos esses dados e informações reunidas, aí é partir para a ação. Monte um belo MídiaKit mostrando a oportunidade de negociação publicitária para empresas.

Dê a relação de quem é seu público e procure por marcas que possivelmente possuem interesse em atingir essa persona. Por exemplo, empresas de:

  • Cadeira Gamer
  • Microfone
  • Teclado
  • Jogos

Leia Também: 21 Dicas para ser um bom streamer! Do básico ao avançado

5- Merchan

Sim sim, merchan é sempre uma opção a se considerar. Dar a opção de vender produtos exclusivos do seu canal é algo bem legal e é atrativo para o público fiel.

Demanda um certo serviço, como procurar por algum designer para te auxiliar na criação das peças. Então vale a pena sondar sua audiência antes para ver se teriam interesse.

Algumas ideias de produtos bacanas para se vender:

  • Camisas com frases ou com a identidade visual do seu canal
  • Canecas
  • Mouse Pads
  • Capinha de celular

Tudo depende também do tipo de conteúdo que você cria. Dependendo, rola de pensar em um produto bem diferente e que esteja alinhado com algo que você leve para as lives.

Criatividade e uma boa produção são essenciais para que você consiga fazer sucesso com essa ideia de como ganhar dinheiro sendo streamer.

Leia Também: Streamlabs ou OBS Studio – Qual o melhor para streamar?

6- Cursos

Essa é uma ótima ideia de como ganhar dinheiro sendo streamer. Pode soar um pouco estranha de início, mas é possível sim dar cursos ou elaborar algum material para seu público.

Por exemplo, se você for um streamer de LoL e jogar muito bem, pode ensinar seu público a como melhorar o desempenho no jogo. Como as pessoas te assistem, elas já saberão que você é realmente bom no game e se sentirão motivadas a comprar.

Outra ideia é ser um treinador, oferecendo os serviços de coach. Onde você dá suporte e atenção para quem quer uma ajuda mais direcionada.

Para isso, você precisa ter seu público e divulgar o produto ou serviço para eles. Além de ser realmente bom no game.

Leia Também: TOP 4 | Curso da Twitch para te fazer viver de games

[Extra] Se profissionalize

Nossa dica extra de como ganhar dinheiro sendo streamer é para que você busque se profissionalizar. 

Isso é muito importante para que sua audiência leve a sério o que você faz e resolva te incentivar. Além de também ser o meio de convencer marcas e empresas potenciais de fechar negócios.

Para além de comprar equipamentos de ponta, se profissionalizar diz respeito a estruturar seu canal e transformá-lo em uma verdadeira marca. É um processo que demanda bastante dedicação e estudo.

Nossa dica para você que ainda não sabe muito bem por onde começar, é conferir o curso Stream na Prática. Feito pelo ToquinhaMan, um streamer com mais de trinta mil seguidores.

Nele está reunido métodos e técnicas que o professor aprendeu com dois anos de experiência no mercado. É para crescer de forma realmente prática, ensinando como lidar com os principais desafios do streaming.

Se tiver interesse, clique aqui e saiba mais informações sobre ele 😉

Leia Também: [TUTORIAL] Como fazer stream pelo celular: dicas e app

Gostou das nossas dicas de como ganhar dinheiro sendo streamer?

Então compartilha com a galera que também está começando nesse caminho! Aproveita que chegou até aqui e confira o conteúdo com uma lista de melhores webcam para stream. Tem opções para todos os bolsos, é uma forma de dar um up na qualidade das suas lives.

Ah, e se você estiver querendo um suporte de verdade, confira o Stream na Prática. Vale a pena considerar, sério! E se você resolver fazer o curso, lembre de entrar no site acessando pelo nosso link, é uma forma de você ajudar a Mkt 😀

Comente Abaixo
Total
0
Shares
Related Posts